Por que é importante separar finanças pessoais e do seu negócio

Quem é autônomo ou possui um pequeno empreendimento muitas vezes não tem uma definição muito clara de onde começam as finanças pessoais e onde começam as do negócio. Embora comum, esta prática pode prejudicar tanto o seu empreendimento como o seu bolso.

Um erro muito frequente é utilizar o caixa da empresa para pagar contas pessoais e vice-versa. A não ser que você tenha certeza absoluta de que poderá repor a quantia em um curto período de tempo, este já é um indicativo de que o seu negócio ou os seus custos pessoais não são sustentáveis, o que poderá acarretar grandes problemas no futuro, resultando até mesmo em falência.

Para garantir que as finanças fiquem separadas defina um pró-labore para você, ou seja, um salário fixo. Lembre-se de que, para prosperar, o seu negócio precisará de investimento, e isso significa que nem tudo o que você lucra irá para a sua conta pessoal. Defina um valor levando em conta a realidade dos seus lucros e reserve a outra metade para o seu empreendimento. Também é importante definir a data para retirar o seu salário e segui-la à risca, assim você consegue controlar com mais precisão as finanças do seu negócio.

Outro passo importante é ter contas em banco separadas. Esta regra também vale para cartões de crédito e débito e até para talões de cheque. Desta forma você controla melhor pagamentos e recebimentos sem correr o risco de que o pessoal e o profissional se misturem. Também é importante ter contas separadas para facilitar a declaração de imposto de renda, já que você conseguirá justificar exatamente o que é da empresa e o que é pessoal, sem ter problemas com a Receita.

Separar as finanças é fundamental para o equilíbrio entre o seu negócio e a sua vida pessoal, mas isto é apenas o primeiro passo. Para garantir capital fixo e de giro existem opções de microcrédito destinadas especialmente a pequenos empreendimentos. Clique aqui para conhecer melhor o microcrédito do BluSol e investir no crescimento do seu empreendimento.