Quando os negócios não vão bem o primeiro passo é reduzir despesas desnecessárias. Mas não é preciso esperar a situação apertar para utilizar o dinheiro com inteligência. Com pequenas ações no dia a dia dá pra fazer mais com menos e investir no que realmente importa. Confira abaixo 10 maneiras para economizar no seu negócio:
De nada adianta uma pessoa apenas fazer esforço para economizar. Todos os envolvidos no negócio devem ter esta consciência, seja apagando luzes desnecessárias, fechando bem as torneiras ou prestando mais atenção no caixa. Somente com a participação de todos é que a economia terá um impacto positivo nas finanças do negócio.
Algumas mudanças de atitude podem parecer pequenas, mas quando colocadas na ponta do lápis podem ter um impacto gigantesco nas contas da empresa. Pode ser a substituição de lâmpadas por tipos mais econômicos, trocar copos plásticos por canecas ou ainda incentivar os funcionários a utilizarem o mesmo copo ao longo do dia. Pode parecer pouco, mas em longos períodos a diferença é gritante.
A tecnologia pode ajudar a reduzir as contas de telefone. O seu negócio pode aproveitar recursos de aplicativos como WhatsApp e Skype para se comunicar, economizando bastante na conta de telefone. Também vale negociar com empresas de telefonia pacotes que realmente atendam às expectativas do seu negócio pelo melhor serviço e menor valor possível.
A economia na energia elétrica pode ser feita a partir de mudanças na estrutura da empresa e também no comportamento da equipe. Podem ser feitas mudanças na estrutura para aproveitar mais a luz natural e utilizar lâmpadas mais econômicas, assim como incentivar a equipe a desligar aparelhos que não estejam em uso e utilizar o ar-condicionado de forma econômica, por exemplo.
Quem trabalha com produção, seja na costura, no artesanato ou na marcenaria, por exemplo, precisa ficar atento ao aproveitamento de material. O desperdício de matéria-prima é algo que grandes empresas evitam de diversas maneiras justamente porque apresenta um grande impacto nas finanças. Por isso, vale levar esta lição para o seu negócio também.
Tente reduzir o custo com papel e impressões apostando na digitalização dos processos. Também é importante ter à mão documentos digitalizados, para evitar ficar tirando fotocópias. Além de economizar com os materiais, você não precisa ter aqueles arquivos gigantes que ocupam um bom espaço. Mas não se esqueça de fazer backup dos documentos para não correr o risco de perdê-los.
Sem controle não há economia eficiente, por isso, mantenha uma planilha de fluxo de caixa organizada. Só assim você terá uma visão clara do dinheiro que entra e que sai. Para saber como montar uma planilha de fluxo de caixa clique aqui.
Nem sempre o seu fornecedor de escolha poderá oferecer o melhor preço ou o melhor prazo de entrega, por exemplo. Por isso, é fundamental fazer pesquisas de preço constantemente não apenas para fechar o melhor negócio, mas para se acostumar com os preços do mercado e estar atualizado com eventuais reajustes. Além disso, a concorrência pode aumentar o poder de barganha na hora de pedir um desconto.
Divulgar os seus produtos e serviços em plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp são alternativas viáveis quando não se possui muita verba para propaganda. Além da divulgação, as redes são importantes canais para estreitar o relacionamento com o seu público. E o melhor de tudo: você pode direcionar os seus anúncios a diferentes públicos, focando em quem realmente interessa.
Se o seu negócio precisa de capital, seja esperto na hora de solicitar crédito. Para pequenos empreendedores, as exigências dos bancos ou os juros dos empréstimos pode acabar sufocando o negócio. Por isso, busque opções voltadas especificamente para a sua realidade, como é o caso do microcrédito, com prazos e taxas viáveis. Para saber mais sobre o microcrédito do BluSol, clique aqui.