5 fatores que podem acabar com o seu negócio

Ter o próprio negócio não é uma tarefa fácil, principalmente quando se começa do zero. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que uma em cada três empresas fecha as portas ainda nos dois primeiros anos de funcionamento.

Se, por um lado, sabemos que não existe fórmula mágica para fazer com que os negócios deem certo, também não se pode atribuir a falta de sucesso a um motivo específico. A maioria dos negócios que fecharam tiveram uma soma de fatores que os levaram a isso. Veja abaixo cinco motivos que levam as empresas a fecharem as portas:

  1. Não ter planejamento adequado

Boa parte dos empreendedores abrem o seu próprio negócio não porque viram uma oportunidade, mas sim, porque era o único caminho possível. Sem o planejamento adequado, muitos negócios são iniciados sem saber ao certo qual o público-alvo, se há clientela suficiente e como seria a relação com a concorrência, por exemplo. Outro erro comum é não saber direito quais serão os custos e a renda necessária para manter as portas abertas. Por isso, antes de iniciar o seu próprio negócio pesquise o máximo que puder e tenha segurança de que é um empreendimento viável.

  1. Falta de controle financeiro

Contar com uma planilha de fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio. Mas este é apenas um começo para controlar as finanças de uma empresa. Além de saber as receitas e despesas é necessário ter uma expectativa de vendas, saber se o seu negócio possui sazonalidade (épocas do ano em que as vendas são mais altas ou mais baixas) e controlar o histórico financeiro da empresa. Assim você terá mais segurança na hora de montar o estoque ou contratar novos funcionários, por exemplo.

  1. Misturar as contas da empresa com as contas pessoais

Nas suas finanças pessoais você busca sempre ter uma reserva financeira, não é mesmo? O mesmo deve acontecer com o seu negócio. Para quem está começando ou é autônomo é tentadora a ideia de ficar com todos os lucros da empresa para si, mas isso pode custar o sucesso do seu negócio. Reserve um salário para si, e o restante reserve para a própria empresa, que eventualmente precisará de investimentos para reforma, fluxo de caixa ou até mesmo ampliação.

  1. Achar que a empresa irá funcionar sozinha

Otimismo é importante na hora de empreender, mas não pode ser um otimismo cego, daqueles que acredita que as coisas eventualmente irão se resolver sozinhas. Uma empresa precisa de acompanhamento constante, principalmente quando ainda está nos seus primeiros passos. Esteja sempre atento ao dia a dia do seu negócio, quanto está faturando, quanto está gastando e se há algum outro fator que possa ameaçar a empresa. Se algo estiver errado, seja proativo e veja o que pode ser feito para reverter a situação. Os problemas não irão se resolver sozinhos. Isso também vale para divulgação: não caia na ideia de que a sua empresa irá “crescer e aparecer” sozinha. Invista em formas de comunicar às pessoas sobre o seu produto.

  1. Não ouvir o mercado

Para ter sucesso, qualquer tipo de negócio precisa de algo fundamental: clientes. Não é a sua empresa que irá dizer o que o público quer, é o seu cliente que irá dizer o que ele quer e como quer. Mesmo que você acerte, lembre-se de que o comportamento do mercado pode mudar, seja por um momento de crise financeira, um novo concorrente ou uma mudança de comportamento. Atualize-se, observe essas movimentações de mercado e esteja sempre preparado para atender e encantar o seu público.