5 formas de aliar o seu emprego a um negócio próprio

Próprio negócio

Próprio negócio

Ser o seu próprio patrão é o sonho de muitas pessoas. Mas abrir o seu próprio negócio não é algo que deve ser feito de forma impulsiva. É preciso se preparar, além de investir tempo e dinheiro na sua empreitada. Como uma empresa própria pode levar algum tempo até se tornar lucrativa, muitas pessoas procuram aliar o emprego em que estão com a nova atividade até que possam se dedicar exclusivamente ao próprio negócio. Para conseguir começar a sua empresa sem precisar deixar o emprego, fique atento a estas dicas:

  1. Não faça coisas relacionadas ao seu negócio durante o expediente

Além de ser antiético, dedicar-se ao seu novo negócio durante o horário de trabalho pode diminuir o seu rendimento no emprego fixo. Isso pode fazer com que você seja demitido e não tenha como continuar com a empresa que você iniciou, principalmente se ainda estiver nos primeiros passos. Separe as coisas, afinal, o seu emprego ainda é extremamente importante para a sua renda.

  1. Estabeleça horários para se dedicar à nova atividade

Pode parecer tentador chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e se jogar na frente da TV, mas se você pretende abrir o seu próprio negócio enquanto ainda está no emprego precisará de disciplina para trabalhar durante a sua “folga”. Isso não significa que você deve abrir mão do seu sono e de momentos de lazer e descanso, eles são importantes para que você mantenha o pique e a motivação. Comece separando uma ou duas horas do seu dia para se dedicar a esta nova atividade. Tente manter estes horários fixos e criar uma rotina, no final do mês estas horinhas fazem uma grande diferença. Mesmo que as coisas comecem devagar, estabeleça pequenas metas diárias para que o seu trabalho vá pra frente.

  1. Utilize o seu salário com inteligência

Não é porque você ainda tem uma fonte de renda fixa que ela deve ir toda para o novo negócio. Faça as contas do quanto você precisa para se manter, quanto consegue poupar e o quanto consegue investir no novo negócio. O ideal é que você consiga separar dinheiro para estas três áreas para que consiga se manter equilibrado financeiramente. Talvez neste momento seja necessário cortar alguns luxos e compras supérfluas, mas pense que está investindo no seu sonho e num futuro negócio que pode lhe render muito mais do que você ganha hoje.

  1. Invista em profissionalização

Nem sempre ser bom na área de atuação significa ser um bom administrador. Quantas pessoas você conhece que são extremamente talentosas e habilidosas, mas que não conseguiram fazer o próprio negócio dar certo? Tão importante como fazer bem o seu trabalho é ser um bom gestor. Por isso, é importante investir em cursos que desenvolvam habilidades de administração e gestão de negócios.

  1. Busque alguém para ajudar

Você sabe de alguém que queira dividir este sonho com você? Um parceiro de negócios pode ser de extrema importância, já que são duas pessoas para trocar ideias, compartilhar conhecimento e dividir a carga de trabalho. Se você é do tipo que prefere administrar sozinho, contratar um funcionário também pode ser uma saída quando os negócios começarem a decolar e demandarem mais trabalho.

Quer impulsionar o seu negócio próprio ou sua fonte de renda extra? Conte com a BluSol. Saiba mais sobre as nossas possibilidades de microcrédito: http://bit.ly/2F6d0yt