7 etapas para transformar o seu negócio em um empreendimento de sucesso

O que separa um sonho de um grande negócio? Boa parte das grandes empresas não nasceram grandes, elas já foram um dia apenas um sonho de alguém que, com determinação e atitude, transformou a sua ideia em um  negócio lucrativo. Não existe fórmula mágica para o sucesso, é claro, mas seguindo algumas etapas você aumenta as chances de transformar o seu pequeno negócio em um empreendimento de sucesso. Confira quais são elas:

  1. Defina qual é o seu sonho

Qual é o seu objetivo de negócio? Um grande empreendimento? Um comércio que irá se tornar uma franquia? Um negócio modesto, mas com renda confiável para se manter e pagar as contas? O primeiro passo é saber o que você espera do seu empreendimento. A partir daí fica muito mais fácil definir o seu plano de ação para que a sua meta seja alcançada.

  1. Entenda o que te separa deste sonho

Pense no seu objetivo e no que te separa dele. Você possui conhecimento na área? Possui conhecimento de gestão? Tem o capital para fazer os investimentos necessários? Também é necessário considerar o tempo envolvido e se talvez você precise contratar mais pessoas para trabalhar na equipe. Faça uma lista do que precisa ser ajustado para que o seu negócio atinja o objetivo que você deseja.

  1. Saiba como superar os obstáculos

Sabendo o que você deve superar, é hora de definir qual será o seu plano de ação para enfrentar cada um destes itens. Em muitos casos, empreendimentos que estão no início ou que pretendem dar um salto rumo ao seu objetivo precisam de capital, que pode ser de giro ou fixo. Se este for o seu caso, conte com o microcrédito do BluSol, que dispõe de atendimento personalizado e uma das menores taxas de juros do mercado. Para fazer uma simulação clique aqui.

  1. Faça um planejamento

Agora que você já listou os principais desafios e como superá-los, é hora de fazer um planejamento para que cada etapa seja realizada no momento certo. Faça um levantamento do capital que você tem, da expectativa de faturamento e das despesas. Um empreendimento não pode evoluir com base em tentativa e erro, pois um destes erros pode ser fatal para a continuidade do negócio. Por isso, planeje o máximo que puder e coloque as melhorias e investimentos em ação quando se sentir seguro.

  1. Tenha iniciativa

Feito o planejamento é hora de colocar a mão na massa. Afinal, não adianta ter uma grande sacada e nunca colocá-la em prática, não é mesmo? Por mais que você conte com sócios ou com uma equipe, é importante que o empreendedor se envolva no processo para garantir que o planejamento seja seguido da forma correta e que você possa tomar decisões ágeis caso surjam imprevistos.

  1. Seja disciplinado e perseverante

Isso vale para qualquer momento do empreendimento. Disciplina e perseverança são fundamentais tanto para quem está começando ou para quem já tem um negócio estabelecido. Se você trabalha com horários flexíveis, por exemplo, precisa criar uma rotina para deixar o seu dia de trabalho produtivo. A perseverança também é importante, já que nem sempre os negócios dão o resultado o esperado. Pode levar um tempo até conquistar uma carteira de clientes e instabilidades na economia também podem atrapalhar os negócios. É preciso ter sangue frio para não se desesperar e não deixar qualquer pedra no caminho ser um motivo para desistir do seu sonho.

  1. Atualize-se constantemente

Não é porque o seu negócio está numa situação confortável, com um bom número de clientes e um faturamento positivo que isso irá se manter para sempre. O mercado muda e os seus clientes também. Por isso, mantenha-se sempre atualizado para acompanhar estas movimentações e garantir que o seu negócio continue sendo relevante para os clientes.