Enquanto a crise econômica causa incertezas e retração para muitas empresas, há empreendedores que estão aproveitando o momento para se destacar dos demais. Até porque a crise não necessariamente significa algo negativo, ela pode ser justamente o ponto decisivo para impulsionar os negócios. Confira abaixo algumas dicas para colocar isto em prática:
1. Inovação é a regra
Se você acha que inovação é algo restrito a empresas grandes, pense de novo. Não são poucas as empresas que correram sozinhas em segmentos que sequer existiam antes delas. Exemplos mais recentes de empresas inovadoras são o Uber e a Netflix, que preencheram uma lacuna de mercado e agora inspiram outras empresas a seguirem rumos semelhantes. Hoje estas empresas são grandes, mas um dia elas foram somente uma ideia.
2. Pense na necessidade do seu público
Parece desnecessário dizer isso, mas antes de lançar um produto ou serviço tenha certeza de que há pessoas precisando dele. Por isso, é essencial conhecer o mercado em que você pretende empreender e quais são as dores do público, o que você pode fazer por eles. Caso você já tenha um negócio próprio, é a hora de repensar os produtos que você oferece.
3. Só assuma gastos quando estiver preparado
É preciso ter dinheiro para fazer dinheiro, certo? Nem sempre. O ideal, antes de qualquer pontapé inicial, é se preparar para empreender. Saber quantos e quais despesas você deverá ter e planejar a receita. Somente sabendo o quanto você deve pagar e receber é que você poderá dar início à empreitada.
4. Repense preços e condições de pagamento
Às vezes o que faz uma empresa desistir de um serviço é o preço e a forma de pagamento. Por isso, aproveite o momento para rever se a sua forma de cobrança atende às necessidades do seu público. Às vezes mudar o preço, agregar serviços ou oferecer opções de parcelamentos podem segurar um cliente que você provavelmente iria perder se continuasse adotando o mesmo modelo.
5. Invista no que proporcionar melhor custo-benefício
Caso você seja um prestador de serviços variados, coloque na ponta do lápis aquele que oferece o melhor lucro quando comparado ao investimento que você precisa fazer. Por exemplo, se você revende produtos de diversas marcas, veja qual delas oferece o comissionamento mais alto e passe a investir mais esforço de venda nela.
6. Direcione esforços para clientes estratégicos
O seu produto ou serviço é vendido em pequena ou grande escala? Se você possui uma confecção, por exemplo, pode vender peças diretamente para lojas ou passar a produzir para grandes indústrias que terceirizaram esta parte da produção. Ofereça preços e pacotes especiais para compradores em grande escala e busque fidelizar estes clientes.
7. Invista em equipe
Esta dica vale para qualquer momento: com ou sem crise. Conte com profissionais capacitados e que zelem pela empresa assim como você. Para quem é autônomo, você é a sua própria equipe: atualize-se e acompanhe as necessidades do mercado para nunca perder oportunidades.
8. Corte gastos desnecessários
Pequenas mudanças podem representar uma grande economia ao final do mês e do ano. Você pode estudar alternativas para economizar água e energia, por exemplo. Uma prática comum é incentivar funcionários a utilizarem canecas em vez de copos descartáveis a cada cafezinho, por exemplo. Além de ajudar a natureza, você ajuda a saúde financeira do seu negócio.