Nossa história
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de microempreendedores na região de Blumenau foi criado a BluSol – Instituição Comunitária de Crédito Blumenau-Solidariedade. A entidade foi fundada em 1997 e se baseou nos princípios do Grameen Bank, primeiro banco do mundo especializado em microcrédito. No Brasil, a ideia também fora adotada pelo ICC Portsol, de Porto Alegre, que serviu de inspiração para a criação da BluSol.
Apresentação da BluSol
Missão
PROVER PRODUTOS, SERVIÇOS E ORIENTAÇÃO EM MICROFINANÇAS PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.
Visão
SER A INSTITUIÇÃO DE MICROCRÉDITO REFERÊNCIA NO BRASIL, RECONHECIDA COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE REDUÇÃO DA POBREZA E DA GERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EMPREGO E RENDA SUSTENTÁVEL NA REGIÃO ONDE ATUA.
Público-alvo
Micros e Pequenos Empreendedores Formais e Informais, Profissionais Liberais e Autônomos, Produtor rural
A – Capital de Giro: matérias-primas, mercadorias e insumos.
B – Capital Fixo: aquisição de máquinas, ferramentas e equipamentos novos e usados, melhoria e ampliação das instalações do negócio, reforma de máquinas, equipamentos e veículos utilitários.
Objetivos
• Fomentar os micro e pequenos empreendedores formais e informais, profissionais liberais e autônomos, visando à geração de trabalho e renda.
• Ser uma ferramenta de inclusão social.
• Promover o desenvolvimento sócio econômico local e regional.
Organização Não-Governamental (ONG)
O BluSol se define, assim, como uma associação civil ideal, sem fins lucrativos, nova ordem jurídica que rege o terceiro setor, com uma presença majoritária de representantes da sociedade civil. Procura um equilíbrio entre o objetivo público e a gestão privada, profissional e participativa, visando articular a disponibilização de acesso a crédito a uma população de empreendedores com dificuldades de acessar, com objetivos de criação, crescimento e consolidação de empreendimentos.
Trata-se de uma Organização Não-Governamental (ONG), qualificada em 8 de março de 2002 como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sendo o seu Conselho de Administração composto por 8 (oito) entidades. Abrange, desta forma, vários segmentos da sociedade e não tem medido esforços para solidificar a instituição.
Para a operacionalização de sua atividade, foi constituído fundo próprio com aporte de capital da Prefeitura Municipal de Blumenau, no montante de R$ 1.000.000,00 ( um milhão de reais ). Tem, em seu Conselho de Administração, como associadas, entidades como:
- Associação Empresarial de Blumenau – ACIB,
- Associação das Micro e Pequenas Empresas de Blumenau – AMPE,
- Câmara dos Dirigentes Lojistas de Blumenau – CDL,
- Câmara Municipal de Blumenau,
- Universidade Regional de Blumenau – FURB,
- União Blumenauense de Associação de Moradores – UNIBLAM e
- Prefeitura Municipal de Blumenau – PMB.
- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau e Região – SESCON.