Microcrédito Produtivo e Orientado: como ele ajuda você a crescer

Microcrédito Produtivo e Orientado

Microcrédito Produtivo e Orientado

Você sabe o que é Microcrédito Produtivo e Orientado? Essa é uma modalidade de crédito voltada para empreendedores formais informais, profissionais liberais, autônomos e microempresas que precisam de recursos para investir em seus negócios. O diferencial do Microcrédito Produtivo e Orientado é que ele não se limita a emprestar dinheiro, mas também oferece orientação e acompanhamento da atividade produtiva.

Na BluSol, você tem à disposição esta linha, que pode ser usada para abrir ou expandir o próprio negócio, comprar matéria-prima, equipamentos, veículos, ter capital de giro, aumentar o estoque, fazer reformas e outros investimentos.

 

O que é o Microcrédito Produtivo e Orientado?

 

O Microcrédito Produtivo e Orientado é uma solução que faz parte do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), instituído pelo governo federal em 2018, com o objetivo de apoiar e financiar atividades produtivas de pequeno porte.

Esta modalidade se diferencia de outras formas de crédito por ter valores baixos (até R$ 21 mil por operação na mesma instituição), um prazo de até 60 meses na BluSol e uma taxa de juros de até 4%. Além disso, podem ser usadas como garantias máquinas, veículos, avalista e/ou fundo garantidor.

Mas o principal diferencial do Microcrédito Produtivo e Orientado é que ele envolve um relacionamento direto entre o Agente de Crédito e o empreendedor. Na BluSol, o Agente de Crédito é um profissional capacitado que visita o local da atividade produtiva, analisa as necessidades e orienta sobre as possibilidades de investimento e acompanha o desempenho do negócio durante todo o período do contrato.

Dessa forma, o microcrédito não é apenas um suporte financeiro, mas também uma ajuda para o empreendedor a planejar e executar melhor o seu projeto, aumentando as chances de sucesso e crescimento.

 

Leia também:

Crédito é um ato de confiança.

Quanto é interessante contratar crédito?

Quero abrir meu próprio negócio. O que devo fazer?

 

Como funciona o Microcrédito Produtivo e Orientado?

 

O Microcrédito Produtivo e Orientado pode ser contratado por meio de uma das 11 filiais da BluSol, que atendem as regiões das cidades de Blumenau (SC), Brusque (SC), Gaspar (SC), Indaial (SC), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC), Navegantes (SC), Ponta Grossa (PR), Rio do Sul (SC), São José (SC) e São José dos Pinhais (PR).

Para solicitar o Microcrédito Produtivo e Orientado, o empreendedor deve entrar em contato com uma das filiais da BluSol e agendar uma visita do Agente de Crédito. O agente irá até o local da atividade produtiva para conhecer o empreendedor, o seu negócio e a sua demanda por crédito.

Após a visita, o agente fará uma análise do empreendimento e da capacidade de pagamento do empreendedor. Se aprovado, o contrato será formalizado e o dinheiro será liberado na conta do empreendedor.

O prazo para pagamento também pode variar conforme valores e pontos analisados, mas geralmente fica entre 4 e 60 meses. As parcelas são fixas e mensais no boleto, sem abertura de conta e na BluSol uma das menores taxas de juros do mercado.

Durante todo o período do contrato, o Agente de Crédito manterá contato com o empreendedor para acompanhar o andamento do empreendimento. O objetivo é garantir que o crédito seja usado de forma sustentável.

 

Dicas para você adquirir Microcrédito Produtivo e Orientado

 

Se você tem interesse em contratar Microcrédito Produtivo e Orientado, confira algumas dicas básicas que podem te ajudar nesse processo:

  • Prepare um plano de negócio simples e objetivo. O plano de negócio é um documento que descreve os principais aspectos do seu empreendimento, como o produto ou serviço que você oferece, o público-alvo, os concorrentes, os fornecedores, os custos, as receitas e os objetivos. Ele serve para demonstrar a viabilidade e a sustentabilidade do seu negócio, além de facilitar o acompanhamento e a avaliação dos resultados. Você pode usar modelos prontos disponíveis na internet ou contar com a ajuda de um consultor especializado.
  • Solicite o valor adequado para o seu negócio. O Microcrédito Produtivo e Orientado é destinado para investimentos produtivos, ou seja, para comprar equipamentos, matéria-prima, estoque ou melhorar a infraestrutura do seu negócio. Não é recomendado usar o dinheiro para despesas pessoais ou para pagar dívidas. Além disso, é preciso ter cuidado para não pedir um valor maior do que você pode pagar. Lembre-se de que o Microcrédito Produtivo e Orientado é um compromisso financeiro que deve ser honrado com responsabilidade e pontualidade.
  • Aproveite o acompanhamento técnico oferecido. O diferencial do Microcrédito Produtivo e Orientado é que ele não se limita a conceder o valor, mas também oferece orientação. Esse é um benefício que pode te ajudar a melhorar a gestão do seu negócio, a resolver problemas, a identificar oportunidades e a aumentar a sua competitividade. Por isso, aproveite o contato com os Agentes de Crédito, que são profissionais capacitados para te auxiliar em todas as etapas do processo.
  • Mantenha um bom relacionamento com a instituição e com a comunidade. O Microcrédito Produtivo e Orientado é baseado na confiança e na solidariedade entre os envolvidos. Por isso, é importante manter um bom relacionamento com a instituição que concede crédito, cumprindo com os prazos e as condições estabelecidas. Além disso, é importante participar da comunidade onde você atua, contribuindo para o desenvolvimento local e fortalecendo os laços sociais. Na BluSol, por exemplo, você pode contar com uma rede de parceiros que ajudam nos investimentos.

 

Você quer contratar uma linha de Microcrédito Produtivo e Orientado ou tem dúvidas? Entre em contato agora mesmo com a filial mais próxima de você. Nossos Agentes de Crédito estão prontos para te ajudar.