5 Dicas para melhorar os negócios em 2019

negócios em 2019

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Depois de anos de uma das piores crises econômicas do Brasil, há uma boa expectativa para o mundo dos negócios em 2019. Segundo o Banco Central, a expectativa de crescimento do PIB para o próximo ano é de 2,5%. Com um mercado mais otimista, aproveite as melhores tendências e mercado para que 2019 seja o seu ano! Confira as nossas dicas para que isso aconteça:

1. Aposte em um diferencial

De cada 10 empresas concorrentes, nove são completamente iguais. Isso significa que você tem uma chance para ser diferente! O mercado está se mostrando bem receptivo a produtos com diferenciais e valor agregado, como já se observa no ramo alimentício com versões gourmet de produtos já conhecidos, além do crescimento significativo de produtos veganos, artesanais e orgânicos. As pessoas buscam por produtos e experiências diferentes e você tem a oportunidade de oferecer isso a elas. Não precisa reinventar completamente o seu negócio, às vezes o diferencial pode ser encontrado no atendimento ou na forma de entrega, por exemplo. Mas não basta apenas ser diferente, tem que ser bom e oferecer o que o seu público quer.

2. Seja digital

Não estar inserido no mundo digital é perder grandes possibilidades de negócio – mesmo para quem não trabalha com algo relacionado a tecnologia. Para conhecer melhor um estabelecimento muitas pessoas pesquisam no Google, no Facebook ou no Instagram para conhecerem melhor a empresa, seja por meio de fotos ou avaliações dos clientes. Se a sua empresa ainda existe apenas de forma off-line, está na hora de mudar isso. Crie uma página em alguma rede social e ajude os seus clientes em potencial a conhecê-lo melhor.

3. Facilite a comunicação

Na mesma pegada da necessidade de ser digital, vem a de facilitar a forma com que o seu cliente se comunica com você. Hoje em dia muitas pessoas não querem mais precisar telefonar para um lugar para marcar um horário, perguntar o funcionamento ou reservar uma mesa. Elas já preferem fazer isso por meio redes sociais ou aplicativos de mensagem, como é o caso do WhatsApp. Se é assim que as pessoas querem se comunicar com o seu negócio, facilite este contato. Disponibilize informações úteis, como horário de funcionamento, nas redes sociais e sempre esteja disposto a respondê-las utilizando estes meios.

4. Conheça o seu público e fale diretamente com ele

O que é melhor: gastar rios de dinheiro divulgando a sua empresa para o máximo de pessoas ou direcionar o seu orçamento somente para aquelas com chances reais de se tornarem seus clientes? Certamente que a segunda opção é a melhor. Por isso, hoje em dia cada vez mais as empresas estão preocupadas em falar somente com quem interessa. O custo/benefício é bem melhor. Ferramentas de anúncios em redes sociais permitem este tipo de segmentação, em que o seu anúncio aparece somente para pessoas da sua cidade, com o perfil do seu cliente. Menos esforço com maior retorno.

5. Conte com o seu parceiro de microcrédito

Para dar aquela impulsionada nos negócios conte com o seu parceiro de negócios: o Microcrédito BluSol. Com ele você conta com atendimento personalizado e uma das menores taxas de juros do mercado. Saiba mais sobre o nosso Microcrédito Produtivo e Orientado no nosso site e transforme 2019 no seu grande ano!