calcular o preço do seu serviço

6 Dicas para calcular o preço do seu serviço

calcular o preço do seu serviço Uma das principais dúvidas dos prestadores de serviço é: quanto cobrar pelo meu trabalho? Para empreendedores que vendem produtos tudo é mais simples, pois eles sabem o quanto pagaram para produzir ou revender o produto e adicionam a isso seus custos e margem de lucro. E é justamente para responder a esta dúvida que separamos algumas dicas para ajudá-lo calcular o preço do seu serviço.

1. Conheça os seus custos

Para poder pensar em lucro, primeiro é preciso ter certeza de que você não irá trabalhar no vermelho. Por isso, coloque no papel todos os custos que você tiver com o seu negócio. Isso envolve materiais utilizados, funcionários, conta de água e luz, combustível, impostos que você recolha para manter o negócio aberto (e os de nota fiscal também) e também as despesas administrativas e de divulgação. O seu valor de venda deve cobrir todos estes custos e ainda proporcionar margem de lucro, que pode variar bastante conforme a sua proposta, o seu valor agregado e o seu segmento.  

2. Avalie se você está obtendo lucro ou prejuízo

Se você já é prestador de serviço, talvez seja um bom momento para reavaliar o preço que você cobra. Os serviços que você presta estão cobrindo os seus custos? Você consegue lucrar com o seu trabalho ou apenas para se manter? Se a sua resposta foi a segunda opção, é hora de recalcular o seu preço ou o seu custo. Há algum custo que você possa diminuir? Se você já está trabalhando de forma econômica e ainda não obtém lucro, está na hora de reajustar o preço para o seu cliente.  

3. Considere o seu volume de vendas

Um dos fatores que pode comprometer o negócio de um prestador de serviço é a frequência com que estes serviços são prestados. Quantos trabalhos você e/ou sua equipe realizam por dia? Por semana? Por mês? Se você tem custos fixos e não consegue trabalhar o suficiente para cobri-los é preciso melhorar a sua divulgação, o seu preço ou o próprio serviço. Faça promoções ou ofereça facilidades que não impactem muito nos seus custos. Assim você pode conquistar novos clientes, que poderão recomendá-lo a outros clientes em potencial e melhorar a demanda de trabalho para o seu negócio.  

4. Esteja atento à concorrência (mas com cautela)

Para quem realmente não tem ideia do quanto cobrar pelo seu serviço o primeiro passo geralmente é saber quanto os concorrentes estão cobrando. Pode parecer bem mas fácil do que montar uma planilha de custos e despesas, mas não se deixe levar apenas por este fator. O seu concorrente tem uma história completamente diferente da sua e diversos fatores o levaram a cobrar aquele preço, como localização, número de funcionários, treinamentos, etc. Os custos dele nem sempre serão semelhantes aos seus, por isso, é melhor conhecer a própria casa antes de cobrar o mesmo que os outros. A avaliação da concorrência é importante quando você quer se manter competitivo e deve ser balizada somente na sua margem de lucro, não nos seus custos. Nesta hora entram questões como: de quanto lucro você pode abrir mão para ser mais competitivo? Ou ainda, se o seu serviço for bem visto e requisitado, não seria a oportunidade de lucrar um pouco mais?  

5. Entenda a relação custo/benefício para o seu cliente

Nem sempre os clientes procuram o serviço mais barato. São vários os fatores que os seus clientes levam em consideração na hora de contratar o seu serviço e o preço que você cobra é apenas um deles. Também são levados em consideração: o quanto o cliente pode pagar, prazos, qualidade, confiança, atendimento. Tudo isso é consciente ou inconscientemente levado em consideração. Se você sabe que desempenha um bom trabalho, com bom atendimento e boas recomendações, mas ainda assim não fecha as vendas, o problema pode estar no preço. Ou o contrário: se você sabe que o seu preço está abaixo da concorrência e ainda assim as coisas não vão bem, talvez falte confiança ou qualidade no serviço. Entender esta relação e buscar atender a todas elas de forma satisfatória é o tipo de equilíbrio que deixará o seu serviço irresistível aos clientes, que o considerarão possuir um bom custo/benefício.  

6. Melhor serviço, melhor margem de lucro

Se você quer melhorar a sua margem de lucro, é preciso ter certeza de que os seus clientes estariam dispostos a paga por isso. Então, é essencial saber que você entrega um serviço acima da média, dentro dos prazos e com a melhor assistência possível. Para se destacar dos concorrentes você pode investir em novos produtos, equipamentos e até mesmo em cursos de atualização para você e/ou sua equipe. Invista no seu negócio com o nosso microcrédito produtivo e orientado BluSol. Saiba mais sobre este serviço.
Categorias