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dicas para quem trabalha em casa

Quem está começando a empreender, seja com serviços digitais ou até mesmo com um e-commerce, pode ter a opção de trabalhar em casa. Hoje em dia, com um computador e acesso à Internet já é possível iniciar um negócio. Se você pretende fazer do seu lar o seu ambiente de trabalho, fique atento a estas dicas para quem trabalha em casa.

1. Crie uma rotina e se atenha a ela

Uma das principais tentações para quem começa a trabalhar em casa é acordar tarde ou achar que irá trabalhar “somente quando quer”. Mas as pessoas que conseguem ter sucesso com o home office sabem que é preciso encarar o trabalho com seriedade. Por isso, crie uma rotina de trabalho, ainda que na sua casa. Se acordar cedo não é o seu forte, não tem problema em começar mais tarde desde que você compense estas horas de outra forma. Aliás, você pode pautar a sua rotina não necessariamente pela quantidade de horas trabalhadas, mas por uma quantidade de tarefas que devam ser realizadas naquele dia. Entenda qual forma de trabalho é melhor para a sua produtividade e mantenha-se fiel a ela.

2. Separe tempo para os clientes e para o seu negócio

Prestar serviços e ser empreendedor ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. Além do tempo e do conhecimento para exercer o seu trabalho, é necessário se dedicar ao seu negócio, para que ele também prospere. O ideal é dividir o dia ou a semana de forma que você possa se dedicar às duas coisas. Trabalhe a sua marca, o seu site e a sua estratégia de negócio para que você também possa prosperar no seu ramo de atuação.

3. Tenha um espaço próprio para o trabalho

Na mesma lógica de criar uma rotina, é importante que você tenha um ambiente específico para quando estiver trabalhando. Se você puder ter um escritório, melhor ainda! Assim você pode fechar a porta e imergir no trabalho, evitando distrações. Se isso não for possível, tenha pelo menos uma mesa com todos os materiais que possam ser úteis enquanto estiver trabalhando. Assim você evita “passeios”, que podem causar distração e comprometer a sua produtividade.

4. Se você mora com mais alguém, deixe bem claro o seu período de trabalho

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de separar atividades de casa das atividades do trabalho e acham que se a pessoa está em casa, ela pode conciliar tudo com as tarefas domésticas. Por isso é tão importante ter a rotina e o espaço próprios para o trabalho. Mas para quem mora com outras pessoas, seja parceiro, pais ou filhos, é preciso deixar claro que o seu tempo de trabalho serve apenas para isso. Nada de atender o telefone residencial ou fazer tarefas domésticas no horário em que você deveria estar trabalhando.

5. Seja disciplinado

Além de criar a rotina e o espaço, é importante não se deixar levar por distrações dentro de casa. Se o seu espaço de trabalho for em um ambiente com TV, por exemplo, deixe-a desligada para evitar se distrair. Embora seja humanamente impossível se manter concentrado por muitas horas, garanta que as suas pausas sejam curtas. Levante-se a cada hora para esticar as pernas ou ler sobre algum assunto que não tenha a vez com o seu trabalho. Só não deixe que isso acabe com a sua produtividade: 5 ou 10 minutos são o suficiente para refrescar as ideias e voltar a produzir.

6. Relacione-se com pessoas

Um erro muito comum quando se começa a trabalhar em casa é limitar o contato social. Em um ambiente de trabalho comum você mantém contato com os seus colegas, clientes e fornecedores, por exemplo. Isso contribui com o famoso networking e pode gerar outras oportunidades. Quando se trabalha sozinho e em casa este contato fica um pouco mais difícil e exige que você seja mais proativo neste sentido. Por isso, mantenha contato com ex-colegas, amigos e, sempre que possível, participe de cursos, treinamentos e eventos da sua área. Você nunca sabe de onde uma grande oportunidade pode surgir.

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