Trabalhar com vendas requer habilidades de persuasão e negociação que nem todo mundo tem de forma natural. Mas nós podemos te ajudar! Saiba como melhorar as vendas, seja na sua loja ou comércio direto, em apenas cinco passos:
1. Saiba qual é o seu objetivo
Antes de mais nada é importante ter em mente qual é o seu objetivo de venda enquanto vendedor. Precisa vender mais volume? Agregar valor ao produto? Além disso é importante conhecer o giro do produto que você vende para trabalhar com um volume adequado de estoque. Tenha em mente quanto você precisa faturar no mês e como pode alcançar este objetivo.
2. Conheça o processo de compra e venda
Esta etapa também envolve conhecer o giro do produto e se preparar para a demanda. Afinal, se um cliente vai à loja e o seu produto estiver em falta, é grande a chance de ele conseguir em outro lugar e não retornar ao seu estabelecimento. Também busque saber como é o processo de decisão para o seu cliente. Ele pesquisa muito ou é o tipo de compra por impulso. Para cada uma das situações há estratégias específicas que ajudam a fechar a venda.
3. Acredite no seu produto
Não tem como convencer um cliente a comprar um produto se nem você acredita nele, não é mesmo? Por isso é importante conhecer o máximo possível o seu produto e saber quando e como recomendá-lo ao seu cliente. Se você trabalha com produtos semelhantes de marcas diferentes, por exemplo, saiba avaliar as vantagens e desvantagens de cada um para ajudar o cliente no momento de decidir a compra.
4. Conheça o seu cliente
Tão importante quanto conhecer o seu produto é conhecer o seu cliente. Identifique hábitos e preferências para sempre oferecer produtos que interessem o seu público. Isso também influencia na forma com que o atendimento é feito. Se você trabalha com venda direta, saiba se ele gosta de receber as novidades por WhatsApp, por exemplo, ou se considera este método invasivo. Se você tem uma loja, saiba se o cliente gosta de ser auxiliado por um vendedor ou se prefere mais privacidade na hora de conhecer os produtos. Conhecer o poder de compra e o ticket médio (quanto cada cliente gasta) também é essencial, pois assim você pode oferecer produtos com valores compatíveis com o quanto o seu cliente está disposto a pagar.
5. Invista em Marketing
Investir em uma estratégia de Marketing para o seu negócio não é diferencial, é item básico para a sobrevivência do seu negócio. É importante ter uma identidade da sua marca e formas fáceis do cliente te encontrar na Internet, por exemplo. Se não puder investir em um site num primeiro momento, aposte em redes sociais como o Facebook e Instagram. Lá você pode não apenas divulgar os seus produtos, mas criar um canal de relacionamento com seus clientes e com os seus clientes em potencial, que podem encontrá-lo com mais facilidade na rede.
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