
Como usar o microcrédito de forma consciente e planejada
O Microcrédito precisa ser um investimento autossustentável para o seu negócio. Veja como você pode utilizar de maneira consciente e planejada.
O Microcrédito é uma forma de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda, principalmente para quem tem dificuldade de acesso ao crédito tradicional. Aqui na BluSol oferecemos diversas linhas de Microcrédito diferentes, para várias finalidades ou mesmo momentos diferentes dos empreendimentos.
Porém, mais do que simplesmente pegar e gastar o dinheiro, é fundamental ter em mente que o Microcrédito deve ser usado de forma consciente e planejada. Primeiro para poder honrar o crédito que foi solicitado, pagando as parcelas de volta. Segundo, para gerar lucro para os negócios e o empreendedor crescer sempre mais.
Os primeiros passos para usar o microcrédito da melhor forma
Antes mesmo de solicitar um Microcrédito, é importante ter um planejamento bem definido de como usar os recursos financeiros. Você deve saber qual é o objetivo, quanto você precisa, como você vai pagar as parcelas e qual será o retorno do seu investimento. Um bom investimento precisa se pagar, ser autossustentável. Ou seja, ele precisa gerar novos meios para gerar dinheiro. Por exemplo, se você vai usar o microcrédito para comprar uma máquina para o seu negócio, você deve calcular quanto essa máquina vai aumentar a sua produção e o seu lucro. E a melhor maneira de organizar isso é através de um planejamento.Para um bom planejamento:
- Faça uma análise do seu negócio: identifique os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, os produtos e serviços que você oferece, o público-alvo que você atende, os concorrentes que você enfrenta etc. O Sebrae, por exemplo, pode ajudar bastante nesse planejamento inicial.
- Defina o seu objetivo: estabeleça qual é a finalidade do seu empréstimo, o que você quer alcançar com ele, qual é o impacto que ele vai causar no seu negócio, por exemplo. Assim é mais fácil saber o que será preciso fazer ao longo do tempo.
- Peça orçamentos: pesquise os preços dos itens que você precisa comprar ou dos serviços que você precisa contratar com o Microcrédito. Compare as opções disponíveis no mercado e escolha as mais vantajosas para o seu caso. Aqui na BluSol você pode contar com uma rede dos nossos parceiros que oferecem soluções de produtos e serviços para as mais variadas causas.
- Organize uma projeção de receitas e despesas: estime quanto você vai ganhar e gastar com o seu negócio após o uso do Microcrédito. Leve em conta os custos fixos e variáveis, as vendas esperadas, a margem de lucro. E, principalmente, considere isso dentro do orçamento geral dos seus negócios.
- Faça uma simulação de pagamento: verifique qual é a taxa de juros, o prazo e as parcelas do Microcrédito que você pretende solicitar. Veja se elas cabem no seu orçamento e se não comprometem a sua saúde financeira. Você pode fazer agora mesmo uma simulação no site da BluSol aqui, ou se preferir é só agendar uma visita dos nossos Agentes de Crédito.
E como usar o microcrédito de maneira produtiva?
O microcrédito pode ser uma ótima ferramenta para impulsionar o seu negócio, mas ele também exige responsabilidade e disciplina. Assim, é preciso usar o recurso de forma consciente e evitar alguns erros comuns. Para isso:- Use o Microcrédito apenas para fins produtivos: não use o dinheiro para despesas pessoais ou para comprar coisas que não tenham relação com o seu negócio. Lembre-se que o Microcrédito é um investimento e que você terá que pagar as parcelas. Portanto, use o recurso para melhorar a qualidade dos seus produtos ou serviços, para ampliar o seu estoque, para divulgar a sua marca ou para capacitar a sua equipe.
- Não se endivide além da sua capacidade de pagamento: não pegue um valor maior do que você realmente precisa ou do que você pode pagar. Isso pode gerar um efeito bola de neve e comprometer a sua renda e a sua reputação. Antes de solicitar o Microcrédito, siga as dicas anteriores de planejamento financeiro e avalie bem as suas necessidades e possibilidades.
- Não atrase as parcelas: pague sempre em dia as suas prestações e evite juros e multas desnecessários. Além disso, manter um bom histórico de pagamento pode facilitar a obtenção de novos créditos no futuro, com melhores condições e taxas. Para isso, organize-se e reserve uma parte da sua receita mensal para quitar as parcelas do Microcrédito.
- Não deixe de acompanhar os resultados do Microcrédito: depois de usar o recurso, monitore os efeitos que ele trouxe para o seu negócio. Verifique se houve aumento nas vendas, na lucratividade, na satisfação dos clientes, na qualidade dos produtos ou serviços etc. Isso vai ajudar você a medir o retorno do seu investimento e a planejar os próximos passos.