Pagar dívidas – Quando é interessante contratar crédito?

Pagar Dívidas- Quando devo contratar Crédito?

Pagar dívidas e contas em geral é um desafio para muitas pessoas atualmente. Existem algumas formas diferentes para poder fazer isso, só que é preciso ter cuidado, já que algumas delas podem acabar gerando outros compromissos financeiros maiores ainda. Mas, entre todas elas, o crédito é uma das melhores. 

 

Para entender quando é interessante contratar crédito para pagar dívidas, imagine o seguinte cenário: você precisa pagar dívidas de cinco lugares diferentes, porque são muitos compromissos e tem medo de perder o prazo de pagamento de algum deles – e pagar juros. Então, decide que vai procurar uma forma de centralizar as dívidas em uma só. Começa a pesquisar e descobre que pode usar o cheque especial, o cartão de crédito, fazer um empréstimo e até mesmo contratar crédito. 

Só que se as opções não forem bem avaliadas, a solução para pagar dívidas pode virar uma armadilha. Tudo porque a pessoa pode entrar em um novo endividamento. Por exemplo, usar o cheque especial (que tem taxas variáveis entre 5% e 15% ao mês, chegando a 40% ao ano) para pagar contas com juros menores. Com isso, pode até diminuir a parcela inicialmente, mas irá acumular uma dívida maior a longo prazo. 

Outra armadilha é o pagamento mínimo do cartão de crédito. Esta opção normalmente vem com juros altos, o que significa que a dívida pode se acumular. Acúmulos significam dívidas mais altas e que podem demorar mais para pagar. Além, é claro, de que a pessoa se acostuma a viver além das suas possibilidades financeiras. Gastar mais do que pode arcar é um erro grave na hora de pagar dívidas. 

Já empréstimos e contratação de crédito oferecem opções de juros mais convidativas. Porém, apesar de parecidos, empréstimo e crédito não são a mesma coisa.

 

Qual é a diferença entre empréstimo e crédito para pagar dívidas? 

 

Primeiro em sua forma de usar. Os empréstimos normalmente são feitos por bancos, para financiamento e compra de bens ou serviços de grande valor, como imóveis e veículos. Enquanto isso, o crédito é disponibilizado também por outros tipos de instituição. Como o Crédito Simples da BluSol, valores menores que podem ser usados para várias finalidades diferentes, inclusive para dar aquele reforço no orçamento com o objetivo de pagar dívidas.  

O empréstimo também oferece um valor maior e com mais burocracia. Na maioria das vezes, pode ser usado somente para um bem ou serviço. Já o crédito, libera um valor menor de dinheiro e com menos burocracia, mas é possível usar para comprar o que quiser e pagar dívidas. Além disso, há a opção de usar ou não todo o dinheiro. 

Já na hora de pagar de volta, o empréstimo tem longa duração, que pode ser entre 1 e 40 anos. Tudo depende do valor e da capacidade de pagamento de quem contrata. Enquanto o crédito é de curta duração, entre 1 e 60 meses. Este segundo pode ser renovado e ampliado quando quiser. 

 

Então qual é a melhor forma de pagar dívidas acumuladas? 

 

Ou seja, a melhor forma de pagar dívidas acumuladas é através de crédito que tenha juros menores. Ao mesmo tempo, é importante também que a forma contratada consiga quitar todas as pendências, evitando assim acumular mais dívidas.

Para entender quando é interessante contratar crédito para reforçar o orçamento com o objetivo de pagar dívidas, a BluSol oferece o chamado Microcrédito Social, através de seus Agentes de Crédito, que vão até a pessoa que solicitou o Crédito Simples e ajudam a apresentar as melhores opções. 

Depois do crédito contratado, é preciso manter o controle financeiro e evitar gastos desnecessários. Assim, é evitado o chamado ciclo de endividamento. Por isso, uma reserva financeira para emergências é essencial, além de sempre pesquisar e se informar sobre as melhores condições de crédito.

 

Algumas dicas para manter o controle financeiro:

 

  • Crie um orçamento mensal e siga rigorosamente;
  • Evite gastos desnecessários;
  • Priorize pagar as dívidas mais altas ou com maiores taxas de juros;
  • Invista em sua educação financeira (há outros textos que podem ajudar aqui no blog);
  • Mantenha uma reserva financeira para emergências.

 

Mas afinal, quando é interessante contratar crédito para pagar dívida? 

 

Em resumo, é interessante contratar crédito para pagar dívidas quando os juros contratados são menores do que a dívida atual. É importante avaliar todas as opções de crédito antes de tomar uma decisão, lembrando sempre de manter o controle financeiro e evitar gastos desnecessários para não cair no ciclo de endividamento. 

Por fim, conheça todas as opções de Crédito Simples da BluSol, especialista em microcrédito para empreendedores formais e informais. Tudo com atendimento personalizado, com crédito ágil, sem abertura de contas ou burocracias.